quinta-feira, 12 de março de 2015

Prática: Relaxamento Simples

     A vida, atualmente, tem exigido muito das pessoas, especialmente daquelas que ainda não adquiriram a estabilidade necessária para o desenvolvimento de outras atividades que não sejam relacionadas a trabalho, ou seja, a maioria de nós.
     
     As pessoas se vêem envoltas com a faculdade, o trabalho, a casa, os filhos, e outras modalidades  de atividades que tomam quase todo o seu tempo.

     É como se estivessem num enorme redemoinho, impossibilitadas de se darem um tempo, impossibilitadas de se darem momentos de paz e de tranquilidade, enfim, de enxergarem a vida de outra forma que as possibilitem desenvolver suas atividades com prazer, satisfeitas.

     Inevitavelmente, a correria do dia-a-dia acaba levando essas pessoas a adoecerem, seja por um motivo, ou por outro, ou por vários, ou por muitos motivos.

     O primeiro passo para recuperar a saúde, a disposição e o bem estar é desafiante: encontrar cinco minutos dentro das muitas horas que passamos acordados, desenvolvendo nossas atividades cotidianas.

     Mas o que cinco minutos podem mudar na minha vida?

     Cinco minutos diários serão capazes de fazer maravilhas na sua vida caso se deixe envolver pela prática que agora vou apresentar. É um desafio individual e cabe a cada um aceitá-lo ou não. 

     A vida vai continuar como está e as dores, doenças e desequilíbrios podem aumentar. Para cessar o que te faz sofrer é necessário uma intervenção, uma mudança de hábito, uma atitude saudável. 

     Alguma coisa diferente tem que ser feita para se obterem resultados diferentes.

     Caso sinta-se melhor, pode programar o celular para despertar em cinco minutos. 

     A princípio, essa prática pode ser desenvolvida a qualquer horário, mas deve-se ter cuidado com o local, buscando sempre um lugar que lhe seja confortável e onde ninguém possa te interromper.

     Não coloque nenhuma música para tocar, nem em volume baixo, durante o desenvolvimento deste exercício. Pode ser que sua mente se desvie do foco do exercício para prestar atenção na música.      

     Sente-se confortavelmente (evite deitar-se) e feche seus olhos. 

     Dirija o foco de atenção da sua mente para a sua respiração.

      Perceba como você está respirando: ritmo, intensidade. etc. Perceba que o ar que entra pelo seu nariz tem temperatura menor do que o ar que sai por ele, no ato da respiração.

     Perceba agora o seu umbigo. Preste atenção no movimento que ele faz durante o ato da respiração.

     Mantenha a sua atenção focada em seu umbigo enquanto respira. Caso sua mente se desvie deste foco e comece a pensar em outras coisas, traga-a gentilmente de volta e novamente ponha sua atenção no movimento de seu umbigo durante o ato de sua respiração.

     Não brigue com a sua mente e nem tente esvaziá-la. A mente foi feita para pensar. Apenas dirija o foco da atenção de sua mente para o movimento de seu umbigo. Permaneça assim durante cinco minutos ou até seu celular despertar.

     É possível que nos primeiros dias em que você faça esse exercício você tenha certa dificuldade em manter sua mente focada no movimento de seu umbigo. Com o passar dos dias essa dificuldade desaparece.

     Quando você estiver bem prático neste procedimento, não terá mais dificuldades em focar a sua atenção, isso se tornará muto fácil para você.

     Só pelo fato de você parar por esse tempinho e prestar atenção em você, já estará sendo beneficiado em sua saúde, em seu equilíbrio e, se antes sentia dores, preste atenção pois elas vão diminuir ou até desaparecer totalmente.

     Neste ponto você já pode passar para uma segunda etapa que te trará outros benefícios específicos. Mas, primeiro, vamos treinar esta prática?

     Cerca de trinta dias são suficientes para você chegar nesse ponto e seguir, se quiser, para a etapa seguinte. 

     Se quiser me escrever sobre os resultados que obteve em sua vida com a prática deste exercício, fique à vontade. Meu e-mail é: emilia.psicotera@gmail.com.

     Aceita esse desafio?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário